Em Latim a palavra seminário significa Semente e traz em si a “Ação de Plantar”.
O Seminário de Filosofia Maçônica da 1ª Inspetoria Litúrgica do Paraná, por suas apresentações orais e pelas pesquisas e debates que se organizam em teses escritas, distribui sementes do saber aos IIr.’. que participam. É Transmissão de Conhecimento, realizada de forma vivencial, porque assim que experiência Maçônica ocorre, e é um Caminho, porque o REAA se apresenta a nós com o um Caminho de Evolução.
Nos sustentamos no Mosaico, que por definição representa a Universalidade da Maçonaria em toda a sua Diversidade, perfeitamente ajustada. Como livres pensadores aceitamos a responsabilidade de expor nossas ideias, resultantes de nossa formação única, e de nossa capacidade individual de articular a linguagem e construir razão, em função da vida que viveu.
O Amor Fraternal é o que de mais sagrado nos une e está no ato de compartilhar o que de nós é mais caro: O nosso saber.
No Seminário encontramos a potencialização do Ser Maçom, que se dá através da comunhão do saber. É a oportunidade de perenizarmos um pensamento criado pela união do nosso saber. Aqui é que crescemos em uma vida, como se vivêssemos muitas vidas simultaneamente. É o que Rubem Alves nos explica, quando nos diz que podemos escolher entre apreender pela dor (sorver a taça amarga) ou aprender pelo amor (sorver a taça doce).
Protegidos por nosso Rito Escocês Antigo e Aceito e Regidos pelos nossos regulamentos, encontramos no Seminário uma forma debater a sociedade e de dividir conhecimento, também em linguagem profana.
Podemos chegar a soluções que, inteligentemente administradas, podem desenvolver os IIr.’. que participam dos “Graus Filosóficos” e também os IIr.’. que estão trabalhando somente nas Lojas Simbólicas – além de trazer progressos à sociedade que nos cerca.
Todos fazem parte da mesma Humanidade.
É uma forma de sermos efetivos.
E como temos sido efetivos. Conseguimos mobilizar no seminário todos os IIr.’. da inspetoria, o que hoje são exatos 612 obreiros. Já realizamos 174 teses publicadas, um total de 4.312 paginas, e 154 vídeos o que representa 104 horas de palestras e debates. Tudo divulgado no site de nossa Inspetoria.
Agora em 2023, realizaremos o 12º seminário.
Participar de forma efetiva, vigorosa e entusiasmada na Construção do Seminário é exercitar a vivência maçônica, pois o importante para o Iniciado, o que nos diferencia de entidades profanas de desenvolvimento filosófico, é o caminhar pelo REAA, passando e repassando por seus 33 graus.
Assim, me inspirando no poeta sevilhano Antonio Machado que nos diz “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”, digo que a nós, como caminhantes que somos, mais importante que o caminho, é caminhar.
Uma Caminhada que a cada ano apresenta novo percurso, nova paisagem, novo clima. Modificamos a nós e ao entorno de nosso caminho. Até mesmo a forma de caminhar é modificada. Integração e Movimento Constante, provocando mudança em busca da verdade, da Compreensão e da Harmonia . A verdadeira busca da Ordem diante do Caos.
Ir.: Reginaldo Bueno, 33º