cenal

CENAL – CENTRO DE ESTUDOS DR. NATÁLIO LOUREVA

1ª INSPETORIA LITURGICA DO R:.E:.A:.A:..

Os assuntos culturais, de avaliação e análise filosófica destinadas ao aperfeiçoamento maçônico e divulgação de obras na 1º Inspetoria Litúrgica do REAA do Paraná,  são atendidos  pelo  Centro de Estudos Dr. Natálio Loureva, designado carinhosamente por CENAL.

A sua organização é abrangente, pois emissor e receptor de debates, que objetivem o aperfeiçoamento dos Irmãos, jurisdicionados aos 17 Corpos Filosóficos da Inspetoria.

O Coordenador Filosófico é o Ir:. Francisco Cesar de Luca Pucci,33º, pela sua formação e experiência. O Coordenador é o Ir:. Roberto Aparecido Piekarczyk,33º, responsável pelas questões administrativas em geral. O Secretário é o Ir:. Wilson Massachi Adachi.

Além dos Irmãos já mencionados, compõem o CENAL ainda, os Membros: IIr:. Eder Baltazar,33º – Nilson de Oliveira Toledo,33º – Glaucio Antonio Pereira,33º –  Marcos Eduardo Tavares de Andrade,33º – Silvano Simões Rocha,32º e Reginaldo Cesar Bueno,33º.

O CENAL tem atribuições diversas e específicas, tais como acompanhamento, colaboração e  análise, nos Seminários Anuais de Filosofia Maçônica –  Boletim Informativo Periódico – Departamento de Cursos –  Administração da Biblioteca Virtual Dr. Antero Aníbal de Carvalho, coordenada pelo Ir:. Celso Dircksen,33º.

Os Trabalhos elaborados pelos Irmãos, que demonstram o entendimento da Lenda do Grau respectivo, fundamental ao desenvolvimento cultural e progressivo no REAA, após verificação pela Comissão de Graus do Corpo e a critério do seu Presidente, aqueles bons exemplos, são encaminhados para o CENAL, para um parecer e, sendo aprovados, por maioria de três de seus membros, são postados na Biblioteca Virtual do CENAL –  Intranet, ficando visível aos detentores do Grau respectivo.

mapa
LOGO CENAL_Prancheta 1

Os SEMINÁRIOS de Filosofia Maçônica, são fundamentais para o desenvolvimento da cultura e pensamento maçônico dos Membros da 1º Inspetoria Litúrgica, o que vem ocorrendo presencialmente desde o ano de 2012 e, atualmente, é retransmitido também pelo YouTube.

Os Seminários têm a participação de todos os 17 Corpos Filosóficos, individualmente ou em consórcio, que apresentam Teses maravilhosas sobre o Grande Tema, anualmente indicado pelo CENAL e são fruto do trabalho de um elevado número de irmãos, além da administração da Inspetoria e dos Corpos respectivos.

Temos também o periódico: Boletim Informativo Eletrônico, que tem como objetivo a divulgação das atividades da Região Litúrgica e dos Corpos Jurisdicionados, por eles mesmos comunicados, ou pela presença da equipe editorial.

A equipe do Boletim é composta pelos IIr:. Roberto Aparecido Piekarczyk,33º e Celso Dircksen,33º, na redação e  diagramação,   contando com as matérias assinadas pelos demais colaboradores, inclusive os Editoriais. A responsabilidade formal é do SGIL, Ir:. Manif Antonio Torres Julio,33º, sendo que a abordagem não é jornalística, mas integrativa e dirigida exclusivamente ao público maçônico, com acesso no Site da Inspetoria – inspetoria.org.br –

O Grupo de Estudos e Avaliações Editoriais e Filosóficas do CENAL tem a precípua atividade de promover e participar de debates com o Grande Inspetor Litúrgico e demais setores, acerca das diretrizes sobre a expansão cultural anual, identificando ‘grandes temas’, para o debate, inclusive nos Seminários de Filosofia Maçônica.

Os textos, trabalhos e teses de excelência, devidamente identificados por vários filtros, que merecem exposição à jurisdição, são publicados na Biblioteca Virtual do CENAL, perpetuando e colaborando com a cultura maçônica da Região Litúrgica.

Curitiba, 30/03/2023 – CENAL

ACESSE A BIOGRAFIA DO Ir.: Natálio Loureva
cenal
ACESSE NOSSA
BIBLIOTECA
A Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Feugiat nisl pretium fusce id velit ut tortor. Ipsum faucibus vitae aliquet nec ullamcorper sit amet risus nullam. Iaculis eu non diam phasellus vestibulum lorem sed.
fIQUE POR DENTRO
SEMINÁRIOS
A apresentação de trabalhos coletivos em um Seminário, realizados em cada Corpo, para que todos os IIr.: da Inspetoria pudessem pesquisar e trocar conhecimentos novos sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito.
Assim iniciou este projeto que hoje conta com mais de 1400 trabalhos aprovados a disposição dos IIr.:, confira!
professor-palestra