Um ano de superações e conquistas se passou. Os resultados foram exuberantes. Iniciações em todos os graus, abrindo em fevereiro com uma investidura ao grau 33º e encerrou com múltiplas iniciações ao grau 4º. Plena sintonia com nosso Supremo Conselho e nossa Grande Loja. Os obreiros são os mesmos, a colaboração foi mútua e o que ficou, foi a amizade, o conhecimento e a distinção de homens melhores, talhados para fazer o bem, inspirados para fazer do tempo seu aliado, aproveitando cada sessão, cada reunião, cada encontro para o exercício pleno do dom de filosofar; discutir conceitos novos e cada um encontrando a seu modo de aperfeiçoamento. Corpos superando as dificuldades da reanimação de seus obreiros em fim de Pandemia, criação de novos conceitos de evolução. Um Seminário inovador e instigante, afinal “as liberdades” retratam as aspirações e os limites de cada Obreiro da Paz.
A celebração da escolha que a meritocracia nos recomenda se vislumbra em pura festa. Há, como o Maçom gosta de festa! Sim, representa estado de espírito aberto e harmonia fraternal. A alegria de celebrar conquistas de trabalhos jj:. e pp:., lapidados com o zelo dos experientes e a força dos entusiastas, novos iniciados a cada grau. As eleições dos Corpos é a celebração da maturidade alcançada a cada ano, brotam lideranças, como eu digo, cada um encontra o seu instrumento e compõe a orquestra, que com harmonia irá trabalhar por mais um ano. O ambiente só pode ser festivo, alegre, porque não existem disputas, há conspiração para o Bem, para um futuro certo e instigante. Vamos todos iniciar um novo ano, em ambiente certo, entre o E.: e o Comp.:.
Levamos ainda as expectativas de qual será o ‘novo tema’ para o 12º Seminário. Afinal em 2022 atingimos os maiores escores de avaliação filosófica e criatividade; nesta edição 35ª do Boletim apresentamos as invejáveis avaliações. Parabéns a todos e a cada um, organização, apoio, participantes, Corpos e apresentadores. Quem não pode acompanhar as apresentações, ou quem deseje consultar ou rever os conceitos é só visitar o site, estão lá as teses e as apresentações.
Estamos todos prontos, que 2023 traga a todos o doce da fraternidade, mediante a dedicação ao trabalho profícuo, para conquistarmos a evolução e aperfeiçoamento como seres transitórios em um mundo de experiências e realizações.
Cabe um registro nesta edição sobre a evolução administrativa do Supremo Conselho em nosso território paranaense, no dia 14 próximo passado foi instalada a 7ª. Região Litúrgica do REAA, com sede na cidade de Francisco Beltrão e área de atuação no Sudoeste do Estado. Vida longa e profícua aos dedicados Iir. do Sudoeste, que serão capitaneados pelo laborioso Grande Inspetor Litúrgico Ir:. Hélio Jair dos Santos, 33º. Estivemos presentes em delegação da Inspetoria e acompanhados pelo SGM da Grande Loja do Paraná, Ir. Marco Antônio Corrêa de Sá,33º, entusiasta e apoiador do Rito formador da história da Potência simbólica. As demais regiões litúrgicas do estado se fizeram representar em nítido apoio a novel organização.
Mãos à obra! Contamos com a presença de todos no dia 08 de março para posse dos presidentes eleitos e agradecimentos àqueles que asseguraram o êxito do passado.
Manif Antonio Torres Julio, 33º
Soberano Grande Inspetor Litúrgico Membro Efetivo do SC